Mangá

O QUE É MANGÁ?

Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos em estilo japonês. Tem como característica principal olhos marcantes e a prevalência de imagens bastante expressivas que muitas vezes dispensam palavras.

A leitura se dá da direita para a esquerda, em estilo oriental. Teve origem no Teatro das Sombras, mas só adquiriu sua atual roupagem com Osamu Tezuka (criador de Astro Boy). Seu estilo é dividido de acordo com o gênero e a idade do público alvo, por exenplo o mangá shoujo é direcionado para meninas, já o shounen para meninos, o gekigá para um público mais adulto, etc.

Só que o principal é a capacidade que eles têm de encantar pessoas do mundo todo. Ler um mangá é uma experiência única. É mergulhar em um mundo próprio. Cheio de ação, emoção, heróis, criaturas mágicas e muita, muita diversão. (Fonte: Editora JBC)

Acredita-se que todos já tiveram algum tipo de contato com o mangá ou o anime em maior ou menor grau: seja nas febres de Pokémon ou Naruto, nos clássicos de Osamu Tezuka ou mesmo em filmes como A Viagem de Chihiro. A primeira coisa que precisamos ter em mente é que mangá é diferente de anime. Um de seus pontos mais interessantes do mangá é que ele geralmente não se prende a um único gênero, abrange em uma mesma história comédia, aventura, ação, romance, fantasia, etc. com desenhos que ganham vida própria à medida que a história progride. Já o anime é o “mangá em movimento”, a animação, que muitas vezes é feita tendo como base o mangá e é, atualmente, um dos maiores meios de difusão da cultura japonesa.

O mangá e o anime são incríveis, não só pelo traço dos artistas que muitas vezes pode ser equiparado a uma obra de arte, mas também pela possibilidade que ele nos oferece de nos conectar com a história com os personagens. Afinal são inúmeros artistas com estilos totalmente diferentes, inúmeros personagens que acabam se tornando parte da gente, histórias tão incríveis que é impossível não achar alguma que não acabe nos cativando.

Assim, para muitos fãs desenhar seus personagens preferidos ou mesmo criar seus próprios personagens acaba se tornando uma coisa muito natural. “Mas é muito difícil” ou “Eu nunca vou conseguir desenhar feito tal artista” estão entre as reclamações mais comuns de quem começa a desenhar mangá, mas aí vem a parte mais legal: não é difícil! E, não, você nunca vai desenhar feito tal artista, porque você vai achar seu estilo próprio! Em outras palavras, no desenho de mangá você tem sim que observar as proporções e alguns pontos básicos, mas fora isso você está livre pra criar! Afinal cada artista imprime, de certa maneira, sua própria visão na história e no personagem e, no final, o importante é sentir orgulho do desenho produzido e ter o sentimento de que há um pouco da gente em nossa criação.

COMO FUNCIONA O CURSO DE MANGÁ?

O curso passará noções básicas sobre o mangá em si, e a estrutura do desenho para que o aluno possa criar seus próprios personagens.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Todos! Apesar de ser originalmente pensado para crianças a partir de 8 anos, nada impede que crianças mais novas ou adultos participem. O curso é ministrado passo a passo e no ritmo de cada aluno.