LANÇAMENTO DO MANGÁ “ALIENAÇÃO Ω”

LANÇAMENTO DO MANGÁ “ALIENAÇÃO Ω” Nosso professor de Mangá, Natuski Miura, juntamente com seus amigos, irá lançar o mangá “Alienação Ω” na Bienal de Quadrinhos que ocorrerá do dia 08 de setembro até o dia 11 no Museu Municipal de Arte, localizado no Portão, bem em frente ao terminal. Mais informações no :www.bienaldequadrinhos.com.br A história do mangá “Alienação Ω (Omega)”Saiba mais

[LP] “Caminho de pedras” para refletir

Aos alunos de Língua Portuguesa: eis aqui um excelente texto do amigo Jope Leão Lobo que vale a pena sua leitura e reflexão. ============================================================= Que Bilac me perdoe, todavia, quero o turbilhão da rua. Observo as ruas, percebo os movimentos, noto os acontecimentos. Escrevo como um deambulante, capto sensações avulsas e lapido-as até que tenham forma. Desculpem-me, caros leitores, por,Saiba mais

[JP] Os Verbos na Forma たい

[JP] Os Verbos na Forma たい

Autor deste artigo: Charles Kruger. Original em: Os verbos na forma たい Hoje trataremos de uma forma verbal bastante usada no idioma japonês. Um conteúdo bastante simples que vai permitir aumentar consideravelmente sua compreensão do idioma japonês. O que é a forma たい? A forma たい aparece no final de um verbo para indicar que alguém “quer fazer a açãoSaiba mais

Para recordar: Matéria da TV Paulo Freire sobre Mangá

Para recordar: Matéria da TV Paulo Freire sobre Mangá

Há dois anos, a TV Paulo Freire nos procurou para realizar alguns takes no nosso curso para ilustrar o programa “Yamato – Desfolhando” com o professor Fulvio Pacheco. Na época, a professora do curso de mangá era a Fernanda Fujiwara. Vale a pena recordar a matéria. Descrição do vídeo: Neste episódio, o professor e quadrinista Fulvio Pacheco conta um pouco daSaiba mais

Todo dia / Todos os dias / O dia todo: usos

Todo dia / Todos os dias / O dia todo: usos

Sleeping beauty by Rutger Blom Alguns alunos de português têm certa dificuldade para distinguir os tipos de orações que utilizam “o dia todo”, “todo o dia”, “todo dia” e “todos os dias”. Este post foi criado no intuito de tentar deixar um pouco mais palatável o uso dessas expressões tão corriqueiras. Basicamente, há duas formas de se dizer “diariamente”: “todo dia”Saiba mais

Banda Bunkyô – Haru Matsuri 2015

Banda Bunkyô – Haru Matsuri 2015

Vamos prestigiar a apresentação da Banda Bunkyô!!! Segue o teaser da música KISEKI (editado por Marcos Yamaki) ^.^ As músicas serão: キセキ(KISEKI) Cajon: Letícia Emi Miyazaki Voz: Viviane Akemi Miyazaki Voz: Caio Vitor Kajiwara Baixo: Marcos Vinicius Yamaki Guitarra: Marcelo Satoshi Taguchi Teclado: Natalie Tiemy Kishida de Freitas Violão: Kazuki Marcio Morikawa 竹田の子守唄(TAKEDA NO KOMORIUTA) Voz e violão: Misaho Morikawa Teclado: MarcosSaiba mais

[LP] Mais sobre predicado. A importância da análise sintática III

[LP] Mais sobre predicado. A importância da análise sintática III

Pencil and book by Rennett Stowe Continuando o post anterior sobre sujeito e predicado, gostaria de me estender mais em relação ao predicado. Lembrando que o predicado faz parte dos termos essenciais da oração. Você ainda se lembra do quadro abaixo? Nota: O.D. = Objeto Direto. O.I. = Objeto Indireto Assim como o sujeito, o predicado também se divide. SãoSaiba mais

Obon e os espíritos dos ancestrais

Obon e os espíritos dos ancestrais

  Obon by talloracle O Obon (お盆) é uma data muito importante para honrar e orar aos espíritos dos ancestrais. Celebrado há mais de 500 anos, o obon tem duração de três dias, porém dependendo da região, tem início em datas distintas (julho para as regiões Kantou e Tohoku, agosto para a maioria das cidades e, em algumas partes de Kantou, Chuugoku,Saiba mais

[LP] Sujeito e Predicado. A importância da análise sintática II

[LP] Sujeito e Predicado. A importância da análise sintática II

Books by Moyan Brenn No post anterior de língua portuguesa vimos o que é análise sintática, as diferenças entre frases, orações e período, além de um conceito básico sobre vocativo e um quadro resumido dos termos da oração. Iniciamos, também, a análise sintática pelo vocativo que é bem simples de entender. Lembra-se do quadro do post anterior sobre os termos daSaiba mais

Era Meiji e Revolução Industrial – Patrimônio Mundial da Humanidade 2015

Era Meiji e Revolução Industrial – Patrimônio Mundial da Humanidade 2015

Nagasaki by Ajari O mais recente lugar do Japão que foi considerado como patrimônio mundial da humanidade está ligada diretamente com a revolução industrial. Na verdade são vinte e três lugares relacionados com a revolução industrial ocorrida durante a era Meiji sendo que a maioria deles está localizada no sudoeste do Japão e abrange o desenvolvimento da  indústria siderúrgica, construção naval e mineração deSaiba mais

[LP] O que faz o que em cada oração ou a importância da análise sintática I

[LP] O que faz o que em cada oração ou a importância da análise sintática I

Mill by Goodwin Neste post, dedicado para os alunos de níveis intermediário – avançado, gostaria de escrever sobre a importância desse que é um dos temas mais complexos do estudo de português: a análise sintática (usarei, como material bônus, a análise da música “O mundo é um moinho” por conter elementos para nossos estudos que eu gostaria de chamar a atenção).Saiba mais

Sakura

Sakura

Sakura. Mais do que uma simples árvore cerejeira do Japão, é envolta por um simbolismo único, uma verdadeira metáfora para representar a efemeridade da vida na medida em que seu desabrochar e queda se dão de forma rápida. A duração da floração é de uma semana a dez dias até que o vento ou a chuva acabe por carregar suasSaiba mais

[LP] As mocinhas da cidade

[LP] As mocinhas da cidade

Sanfona by Linda Champanier Talvez já tenhamos comentado que um dos métodos de imersão para se realizar em casa é ouvir músicas no idioma que se está estudando. Mesmo que não se compreenda 100% da letra, sempre existe um aprendizado e um aumento da compreensão auditiva. Neste post, vamos escrever sobre uma das músicas mais populares de Curitiba chamada “As mocinhasSaiba mais

[LP] “Dar para…” e seus usos

[LP] “Dar para…” e seus usos

Foto: Capivara by Tsuyoshi Kikuchi Muitas vezes, em sala de aula, os alunos nos contam situações que vivenciam e que acabam por nos servir de inspirações para futuras aulas e até como posts. Certo aluno, muito esforçado e estudioso, contou que o filho pequeno, ao ver as capivaras na água do rio no Parque Barigüi, perguntou se podia levar uma delas para casa.Saiba mais