Speech Contest

O Concurso de Oratória em Língua Japonesa oferece a oportunidade de ajudar a melhorar suas habilidades no aprendizado do idioma.

Por que participar de um concurso de oratória?

Escrever sua própria redação, reescrevê-la, dentro de um prazo determinado sabendo que irá ter que apresentá-la para um público diferente do de sala de aula, aguça seu espírito competitivo, tornando-se uma experiência única nos estudos. Sentir o público e como este responde a sua oratória também ajuda na sua auto-avaliação e, assim, pode-se descobrir mais sobre em quais aspectos você precisa, por ventura, melhorar.

O ponto importante de um concurso não é sempre vencer. Claro que vencer é muito bom, mas o ponto principal é o crescimento do seu conhecimento do idioma. Esforçar-se para realizar uma boa redação e depois uma boa oratória fará toda a diferença e lhe levará a um outro nível de experiência nos estudos da língua japonesa.

E então? Vamos aceitar o desafio e participar?

O 32º Concurso de Oratória em Língua Japonesa do Paraná, mais conhecido como Speech Contest, foi realizado no dia 1 de outubro de 2016, em Londrina.

Parabenizamos a todos os participantes.
Parabéns especiais para os alunos do Curso BUNKYÔ, Ana Lydia Souza e Victor Yamagami Takahashi, que foram classificados em suas respectivas categorias !!!

Confira as fotos do evento:

20161001_112352

 

img-20161003-wa0011

 

img-20161001-wa0004

Mais sobre o Concurso de Oratória:

O primeiro concurso de oratória em Curitiba realizou-se no dia 28 de setembro de 1985, com o nome de BENRON TAIKAI e aconteceu no Auditório da Biblioteca Pública do Paraná, promovido pelo Curso Bunkyô de Língua Japonesa da, na época, Sociedade Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, pelo Curso de Extensão Universitária de Língua Japonesa da Universidade Federal do Paraná e pelo Paraná Nihongo Kyouiku Rengokai de Londrina (Associação das escolas de Língua Japonesa do Paraná).

O concurso era dividido em duas categorias: a de descendentes e a de não decendentes. Era uma época em que a maioria dos descendentes ainda falava a língua japonesa no lar e havia desigualdade na aprendizagem da língua entre estes e os não descendentes. Na ocasião, participaram onze descendentes e quatro não descendentes.

De lá para cá, o Speech Contest se realiza anualmente, sendo a cada dois anos em Curitiba, alternando-se com Londrina.

Confira as fotos do concurso 2015 (fotos: Yuri Tanaka):